Primeiros dias de curso!

Olá meninas!!! Voltei! Desculpem a ausência, mas prometo ser mais regular agora. Segunda-feira, dia 4 de julho,foi meu primeiro dia de curso aqui em Barcelona, na escola Stick Art Studio, que pertence à Make Up Forever e portanto, todos os produtos que utilizamos são da marca. Não preciso nem falar que fiquei babando e desejando ter todos, né? Uma pena que não ainda não vendam no Brasil, mas quem tiver oportunidade de viajar e comprar fora, vale a pena. Mais pra frente darei algumas dicas de alguns produtos específicos da Make Up Forever que, na minha opinião, têm que estar na “wish list” de qualquer pessoa que queira se aventurar no fantástico mundo da maquiagem.

Produtos Make Up Forever

Serão 15 dias de curso, porém super intensivo. A primeira parte, que começa às 9h30 e vai até às 13h30 é teórica e as professoras realizam uma demonstração do que foi dito. Já na parte da tarde, que começa às 15h e termina às 18h praticamos o que aprendemos.
Faz apenas três dias que comecei, mas estou adorando, porém estou apanhando, viu? Não imaginei que fosse tão difícil, mas como eu sou totalmente beginner, não estou muito desesperada. Ainda. hehe.

Bom, meu primeiro dia foi bem básico e a primeira lição que aprendemos foi a importância do círculo cromático, porém eu não me extenderei nesse assunto, porque a Jô já fez um post completo sobre isso aqui.

Uma coisa bem interessante que minha professora Alejandra disse foi que a maquiagem não é nada menos que um jogo de efeito ópticos. Todos as tonalidades mais claras criam um efeito óptico que gera volume, ampliam a área em que aplicamos os tons claros. Já as tonalidades mais escuras, ao contrário, criam um efeito óptico de retração, de diminuição. Ou seja, maquiar-se não é nada mais nada menos do que um jogo de claros e escuros.

Uma outra dica importantíssima: prestar muita atenção no tipo de luz que oferece o ambiente onde estamos nos maquiando. Nunca devemos nos maquiar diante uma luz alaranjada, mas sim buscarmos a luz do dia, que tende a ser branca azulada, ou, caso seja noite, uma luz branca, pois dessa maneira evitamos exageros e não saimos de casa com cara de quem esfregou tijolo no rosto.

Além disso é importante saber que tipo de produtos usamos antes de matizar o rosto. Acredito que matizar seja um termo em castelhano, mas basicamente significa a ação de aplicar pó sobre a pele. Ou seja, antes desse processo temos que utilizar todos os produtos que contenham óleo/gordura em sua fórmula, como por exemplo primers, corretivos, bases fluidas e em creme, iluminadores, sombras e blushes em creme. Feito isso, matizamos e aí sim partimos sombras e blushes em pó. Vale reforçar que a maneira como a sombra e o blush estarão bem distribuídos em nosso rosto vai depender muito desse processo de aplicar corretamente o pó sobre a pele.

Na demonstração do primeiro dia aprendemos a fazer olhos estruturados, que é basicamente um esfumado de diferentes tons de marrons, mas é claro no primeiro dia eu esqueci minha máquina fotográfica e não tirei foto da minha modelo.

Já no segundo dia aprendemos como maquiar para fotografias em preto e branco e coloridas, porque sim, há diferença no tipo de maquiagem que será realizada. Isso acontece porque a foto em preto e branco, por exemplo, caso haja muita luz ou muito brilho, o resultado pode não ser o desejado, pois com a falta de cor, a imagem acaba perdendo seu volume. Dessa maneira, sempre que maquiamos para uma imagem em preto e branco o que se busca é através de tons que ficarão escuros ao dispararmos a foto, criar volume no rosto, seja iluminando certas àreas ou escurecendo outra. E foi o que minha professora fez abaixo. Dá pra perceber que caso a foto fosse colorida, esse blush bem marcado ficaria meio estranho, no entanto, com a imagem em preto e branco o efeito é lindo e completamente diferente.

Aluna antes de ser maquiada para fotografia preto e branco
Aluna após ser maquiada, porém em a fotografia colorida
Efeito criado em preto e branco frontal
Preto e branco perfil

No entanto, quando maquiaos para uma fotografia colorida, temos que ficar atentas aos mínimos detalhes, para que a imagem fique o mais simétrica possível, principalmente porque estamos falando de uma fotografia estática.

Segunda modelo antes de ser maquiada para a fotografia colorida. Nesse momento, a professora estava aplicando o Primer.
Após ser maquiada, com os olhos fechados
Olhos abertos

A maquiagem que eu fiz para a fotografia preto e branco não ficou tããão ruim. Em compensação a que deveria ser para foto colorida, meu Deus, um desastre! hehehe. Vocês mesmas podem conferir abaixo.

Minha maquiagem para preto e branco. A modelo está com cada olho de uma cor porque tivemos que dividir as duplas.
Efeito em preto e branco
Minha tentativa de realizar os olhos azuis. haha
Mais próximo

Mas explicando mais ou menos o que deveríamos ter feito: para a fotografia preto e branco o objetivo era criar um efeito de luz e sombra e dessa maneira trazer volume à fotografia. Para esse efeito, geralmente não importa muito a escolha das cores, mas o que se costuma usar são tons marrons e alaranjados e tons de preto, branco e cinza. Inclusive, caso haja diferença entre a cor da base que foi aplicada no rosto em relação à cor do colo, não haverá problema, pois o efeito preto e branco não nos permite notar essa diferença. Já para a fotografia colorida, isso não acontece, afinal tudo tem que estar perfeito, principalmente se a fotografia for divulgada em tamanho grande. A tentativa era de fazer um smokie de azul nos olhos, com blush rosado e lábios marrons. Nem preciso dizer que foi frustrada, né? Mas enfim, um dia de cada vez, né meninas?

Agora vejam as maquiagens que fizeram em mim. Como vocês logo vão ver, o tom azul para mim é péssimo, não me favorece em absolutamente NADA. Mas o marrom eu gostei bastante.

Eu, com o smokie azul. Péssimo! (não a maquiagem, que está bem feita, mas essa cor para mim)
Olho com tons marrons

Amanhã venho com mais novidades sobre o curso, ok? E mais pra frente vou tentar postar um vídeo explicando o passo a passo de como fazer um olho estruturado. Espero que tenham gostado.

Beijos,

Paola

4 thoughts on “Primeiros dias de curso!

  1. primaaa adoreiiiiiI! amei a maquiagem azul, mais nao sei se tenho coragem d usar hahaha quem sabe um dia vc nao testa em mim?!?! hauhauahuahua

    saudadessss e aprende bastate pra vc usar em mim hauahuahuah

  2. Jô estou adorandoooooooooooooooo vc é o máximoooooooo, vai voltar daí the best!!!! um grande bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

  3. AMEI!!! Suas aulas devem ser sensacionais! estou louca para começarem as minhas!!! Parabéns Pa! e não fale mal da sua maquiagem colorida que para primeira vez não saiu tão ruim assim!!!! beijossss ps vc esta linda com o make marrom!!!

Leave a Reply

