Maquiagem para espetáculo e técnicas decorativas

Olá meninas!

Uma maquiagem realizada para um espetáculo tem que ser uma maquiagem bastante contrastada, para que ela possa ser vista de longe. Então, esse é o momento de ousar, ou seja, podemos aumentar os olhos, os lábios, modelar bastante as maçãs do rosto, sempre buscando um efeito de sofisticação.

Nessa aula nós aprendemos a cobrir sobrancelhas e posteriormente redesenhá-las porque a intenção era aumentar os olhos. Para isso, utilizamos uma cola específica para isso chamada Mastick, que deve ser aplicada somente nos pêlos da sobrancelha. O processo é delicado, porque ao mesmo tempo que a sobrancelha tem que estar coberta, sempre temos que deixá-la o mais natural possível.

Além do Mastick, se utiliza uma espécie de cera chamada “carne artificial”, que tem um tom cor da pele e é um produto muito utilizado para efeitos artísticos. Essa cera é aplicada onde se deseja cobrir e utilizada para fixar e amenizar a textura dos pêlos da sobrancelha. Feito isso, com uma espátula retiramos o excesso da cera, aplicamos pó para ir amenizando a cor e com uma pasta de camuflagem ou corretivo que tenha o mesmo tom da pele da pessoa que estamos maquiando, finalizamos a cobertura.

Carne artificial

Olhem como fica natural:

Sobrancelha coberta

Feito isso, já podemos dar início à proposta que se deseja. No caso da primeira demonstração, a professora aproveitou a cobertura da sobrancelha e resedenhou o formato, deixando-a bastante arqueada. Os olhos foram elaborados de maneira  bastante pesada com delineador marcado e rasgado, reforçando o olhar com cílios postiços e sombras com brilho. Uma outra coisa bastante evidente nesse tipo de maquiagem é o modelado do rosto. Percebam como as maçãs estão bastante marcadas. Olha que lindo que ficou e reparem como fica natural a sobrancelha redesenhada e como abre olhar:


Já a segunda demonstração foi focada em técnicas decorativas. É bastante conceitual a ideia, mas uma coisa importante caso um dia alguém venha a trabalhar com esse tipo de maquiagem é que, ao elaborar a decoração, evitar linhas que cruzem o rosto e jamais cruzar para o interior. Sempre que formos ousar com os desenhos é recomendando buscar formas abstratas para não infantilizar o trabalho e realizá-los em direção ao exterior do rosto. Já que a intenção era uma maquiagem decorativa, o look foi complementado com uma espécie de chapéu de flores, com as mesmas tonalidas utilizadas na maquiagem.


Depois dessa aula eu percebi que com maquiagem podemos fazer milagres. Vocês logo entenderão porque. Como eu já disse antes, maquiagem nada mais é do que um jogo de claros e escuros. Se queremos diminuir uma área, afinar ou tirar o volume, aplicamos um tom escuro e se queremos evidenciar algo ou aumentar, iluminamos essa área. E foi isso que minha professora fez com meu rosto, que tem formato redondo. Ela modelou com um panstick marrom as áreas que desejava diminuir, no meu caso minhas bochechas e um pouco do meu nariz. Olha o milagre:

Agora a foto mais impressionante de todas tirada por uma colega de curso que tinha essas máquinas fotográficas profissionais:

Sim, essa sou eu!

Eu ameiiiiiii! E percebi que essas atrizes que aparecem deusas em Hollywood na verdade não são tudo aquilo que aparentam nas fotos. São simples truques de maquiagem, gente! Não é incrível? Claro que eu estou com cílios postiços que também dão um “tchan” no visual, mas juro, nem me reconheci. Olha como afinou meu rosto! Aquelas que têm o mesmo problema, já podem comemorar, pois sim, com maquiagem podemos afinar o rosto, o nariz ou qualquer outra parte que nos incomode. Demais, né?

Espero que tenham gostado!

beijos

3 thoughts on “Maquiagem para espetáculo e técnicas decorativas

  1. Amei! Mas eu to com uma dúvida, vc usa os dois para sobrancelha, Mastick e a carne artificial? Primeiro um depois o outro? um pra colar e outro para cobrir? beijos amoree

    • Exatamente, Jô. Primeiro aplicamos o Mastick que é uma cola, pra grudar todos os pelinhos e evitar que eles saiam do lugar e depois a carne, para tapar a textura dos pêlos. Que bom q vc gostou. Vc q vai fazer a formação completa com ctz vai trabalhar bastante com isso, porque essa carne artificial também é usada para fazer cicatrizes, feridas, etc… bjaoo

Leave a comment