Maquiagem anos 20, 30, 40 e 50

Olá meninas!

Durante a última semana do meu curso tivemos uma retrospectiva da história da maquiagem e aprendemos um pouquinho o que marcou cada década. A Jô já fez uma demonstração dos anos 20 nesse post aqui e nesse aqui também, mas eu vou dar uma repassada bem rápida só para refrescar a memória de vocês, ok? E depois falamos um pouquinho das décadas seguintes.

Uma das características dos anos 20 são os tons de pele claros e a textura da pele com certo grossor de maquiagem, dando um efeito aveludado de pêssego. Além disso, o blush rosado de boneca e os lábios vermelhos em formato de coração, como se “comessemos” os cantos da boca, também marcaram a década. Vale lembrar que nessa época não há rostos modelados e sim planos.


Como podemos observar nas fotos a sobrancelha é bastante fina, arredondada e caída um pouco na parte exterior. Dessa maneira, conseguimos um olhar triste, melancólico.

Já nos 30 a cor da pele continua clara, porém levemente mais escura que nos anos 20. Além disso, as mulheres não costumavam maquiar a parte inferior dos olhos e uma característica bastante marcante é o formato da sobrancelha que, como podemos ver na imagem é fina e com o formato de um semi-círculo. Além disso, se começa a marcar o côncavo e se pretende um formato de olho amendoado. O vermelho nos lábios ainda é tendência, porém é se utiliza um vermelho mais queimado e o desenho de coração já não está tão marcado.


Nos anos 40 as sobrancelhas são mais articuladas e tem formato de asas de pomba, que é uma leve subida na região da íris, antes de chegar ao final do traçado dos pêlos. O côncavo segue sendo trabalhado e o delineador aparece um pouco mais intenso. Agora já vemos um modelado de rosto, com uma maçã mais marcada e tons de blush amarronzados. E uma das grandes características dessa década são os lábios: se separa o formato de coração e se aumenta as laterais da boca, o que confere um ar de braveza à expressão da mulher. Vejam:

Durante os anos 50 tudo é muito mais colorido, inclusive os tons de azul eram muito usados. O delineador por sua vez é mais acentuado e ao invés de o traçado ser reto como nos anos 40, o seu final é mais exagerado, formando uma espécie de gancho. O modelado de rosto continua, o blush volta a ser mais rosado e os lábios voltam a respeitar o formato de coração, no entanto, sem “comer” os cantos da boca. Já as sobrancelhas são mais largas e bastante marcadas, ainda seguindo o formato da asa de pomba.


Interessante como a tendência na maquiagem também muda, né? O próximo post será sobre os anos 60, 70, 80 e 90.

Beijos meninas.

4 thoughts on “Maquiagem anos 20, 30, 40 e 50

  1. Oi Paola,
    Estou acompanhando todos seus posts do curso! Deixei um comentário alguns posts atrás, pois tenho interesse em fazer esse curso ou a formação completa no Sitck Art Studio tb.
    Queria saber o que você está achando do curso, agora que já está quase acabando. Valeu a pena? Você já tinha alguma experiência antes? Tem bastante prática durante o curso? Eu to super na dúvida se faço esse ou o completo, na Espanha ou Londres, ou NY. Tá difícil escolher!

    Beijos
    Milena

    • Oi Milena, tudo bem?
      Então, o curso valeu mto a pena e praticamos bastante, tudo o que nos ensinavam de manha, praticávamos durante a tarde. Mas assim, essa foi minha primeira experiencia profissional, as noçoes que eu tinha de maquiagem antes eram básicas, até pq eu só maquiava a mim mesma, entao nesse sentido, acho que, caso eu soubesse mais sobre cores, visagismo, eu teria aproveitado mto mais o curso. Eles dizem que quem é iniciante pode fazer, mas a verdade é q eu era a única que nao tinha experiencia e às vezes me sentia defasada em relaçao às outras. Ao mesmo tempo foi algo bom, pq eu cheguei “limpa”, sem vícios e aprendi exatamente da maneira que eles ensinam….Se eu fosse vc, se vc quer algo mais completo, que va desde teoria até prática, eu faria o curso completo, pq me disseram que é excelente e nele sim vc aprende desde círculo cromático até o que tem de mais díficil em maquiagem….
      Entre Londres, Barcelona e NY a decisao fica dificil mesmo, pq as tres sao cidades incriveis, mas se vc esta pensando em fazer o curso e tbm trabalhar em alguma coisa, te aconselho a nao vir pra Espanha. O país nao passa por uma fase boa e está mto dificil de encontrar trabalho, mesmo que seja como garçonete. Esse é um dos motivos que eu ja estou voltando para o Brasil. Mas se seu objetivo é só estudar, vc terá excelentes professores, aprenderá muito e trabalhará só com material da Make Up Forever, que sao excelentesssssss.
      Espero ter te ajudado, qq duvida, pode me perguntar e desculpa nao ter respondido antes! beijos

      • Oi Paola!
        Obrigada pela resposta! Me ajudou bastante sim. Agora a decisão só cabe a mim, só que o problema é que sou muito indecisa! Rs
        Sei que a Espanha ta numa fase difícil mesmo, mas ao mesmo tempo o curso da Stick Art é o mais em conta de todos. De qualquer forma, o investimento pro completo é grande e tenho que pensar bem. Confesso que me dá até um certo medinho de fazer a formação completa, pois pelos trabalhos que vi o nível artístico é bem alto e minha experiência nessa área é pouca. Vc pretende trabalhar com maquiagem ou fez só pra conhecer mais?

        Beijos
        Milena

Leave a comment